V Lai Lai Apejo

ACMUN realiza o V Lai Lai Apejo nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2010, em Porto Alegre-RS.

Sobre a ACMUN

A Associação Cultural de Mulheres Negra, ACMUN, surge em 1989, na cidade de Porto Alegre/RS. Nelma Oliveira Soares foi a fundadora da ACMUN. Após 35 anos de profissão, a enfermeira Nelma passou a dedicar-se à vida comunitária na Vila Maria Conceição, na capital gaúcha. Desde então, a ACMUN segue sua trajetória firmada nos valores da ancestralidade. Desenvolve ações de promoção da comunidade negra, procurando garantir os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais da população afro-brasileira.


Missão
Desenvolver ações para o fim da discriminalização de gênero, raça e etnia a partir da valorização e promoção da população negra, em especial das mulheres  negras.

Linhas de Ações
Direitos humanos: promover e defender os direitos humanos e a democratização dos valores básicos da justiça e da equidade, buscando a redução de todas as formas de violência e discriminações.
Saúde garantir direitos sexuais e reprodutivos, saude mental e familiar para a população negra. estimular o controle social e a implementação de políticas públicas específicas.
Educação: Contribuir para a inclusão da diversidade cultural afro-brasileira no ensino formal, em ações educativas de formação profissional e cidadania, baseadas numa pedagogia anti-discriminatória.
Economia solidária fomentar o cooperativismo e alternativas de trabalho e renda para a população negra.

Representações:
Comitê Técnico de Saúde da População Negra SMS/RS
Codene:
Grupo Técnico Saude da população negra SES/RS
Comissão de Saúde da população Negra do conselho municipal de saude
GEAB - Grupo de Estudos Afrobrasieliros do HCPA